SEXTA-FEIRA – 16/JANEIRO/2015

BTO. JOSÉ VAZ (1651-1711). Sacerdote oratoriano, natural de Goa, restaurou a Igreja católica no Sri-Lanka após 140 anos de clandestinidade na ocupação calvista holandeza. Na evangelização usava na liturgia as duas línguas do Sri-Lanka : o Tamil e o Sinhalese. Fundou o santuário de “NªSª de Madhu”, um dos 5 no mundo com a rosa de ouro. S. João-Paulo II beatificou-o (1995).

BTO. JOSÉ TOVINI (1841-1897). Advogado e jornalista, este homem político italiano foi chamado de “grande apóstolo social” por S. João-Paulo ll, quando em 1998 o beatificou.

Hebreus 4, 1-5.11 ; Sal 77, 3. 4bc ; Marcos 2,1-12 

“APRESSEMO-NOS A ENTRAR NESSE REPOUSO.”(Hebr.4,1-5.11). Qual será este repouso de Deus aonde o povo revoltado no deserto não pôde entrar ? Paulo aproxima-o ao “repouso” de Deus, evocado no salmo do 7º dia da JesusPerguntouLhesQueSeraMaisFacilDizercriação do mundo, em que Deus parou numa espécie de conclusão da obra criadora para repousar e bendizer. A tradição judaica criou a obrigação do sábado, dia em que o homem cessa todas as actividades para escutar a Palavra e louvar Deus. Aos cristãos, a Carta recorda que o repouso de Deus lhes está aberto : é pela fé que se entra no repouso, por uma entrega de si a Deus, tal como Cristo. É este o repouso que a partir de hoje nos é oferecido, repouso onde temos sempre que entrar, porque a fé também é um combate.

TODO O PODER LHE FOl CONCEDlDO (Marcos 2,1-12). Eis um milagre que se realiza sem que o doente pronuncie sequer uma palavra. Jesus vê a fé daqueles que lhE trazem o paralítico, e começa por lhe ofecer o mais importante, aquilo que veio trazer à terra : libertar o homem do pecado, tal é o Seu principal poder. Mas perante a incredulidade das testemunhas, Ele manifesta um segundo poder, o de fazer erguer o paralítico. Então, esta cura torna-se sinal da 1ª cura, a do coração. A multidão nunca vira nada igual: acaba de encontrar O Filho do homem que tem o poder de Deus. Senhor!, apresento-me diante de Ti com as minhas enfermidades, perdoa-me e ergue-me.

“Meditações Bíblicas”, trad. Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Supl.Panorama, Ed.Bayard). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.