SÁBADO – 20/DEZEMBRO/2014

S. DOMINGOS DE SILOS (1000-73). Grande figura da Ordem Beneditina, devolveu a vitalidade ao Mosteiro de Silos, Castela Velha, arruinado nas guerras árabes. Em 1063, restaurou o culto de S. Vicente, e das suas 2 irmãs, mártires de Ávila. Taumaturgo, resgatou também muitos cristãos cativos dos mouros. Após a morte, o seu túmulo tornou-se lugar de peregrinação muito concorrido.

Isaías 7, 10-14 ; Sal 23, 1-6 ; Lucas 1, 26-38

“O SENHOR À PROVA…” (Isaí.7,10-14). Os reis de Samaria e de Damasco revoltaram-se contra o poderoso reino da Assíria e tentaram fazer de Acaz, rei de Judá, aliado. Mas Acaz preferiu pagar tributo aos Assírios. A resposta que dá ao profeta parece legítima: ele não quer duvidar de Deus, solicitá-lO, e “pô-lO à prova”! Mas não é o respeito de Deus que dita a conduta de Acaz; pelo contrário, a sua fé já está morta, e é ao rei da Assíria que desde então ele jurou fidelidade, trocando a sua fé no Deus de Israel pela homenagem prestada ao seu poderoso inimigo. E esconde a pusilanimidade da decisão com a aparência duma piedade que não passa duma mentira. O profeta responde-lhe com dureza: a salvação nunca virá da Assíria, ela pode apenas vir de Deus.

Anunciacao_Goya“O ANJO ENTROU EM SUA CASA…” (Luc.1,26-38). Não se diz por qual porta Gabriel entrou em casa de Maria. Na Anunciação tal como no Pentecostes, no início como no fim do evangelho, Deus entra brusca-mente nas nossas vidas, sem passar pelas portas que tivermos construído. Todavia, esta vinda de Deus faz de nós portas: na Anunciação o seio da Virgem torna-se Porta do Céu; da mesma forma nós devemos ser as portas por onde Deus vem aos nossos irmãos, e reciprocamente. Há apenas uma chave, Cristo, como canta a antífona de hoje: “Ó Chave da cidade de David, ceptro do reino de Israel, tu abres e então ninguém pode fechar; tu fechas, e ninguém pode abrir; vem…”

“Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.