SEXTA-FEIRA – 12/DEZEMBRO/2014

JuanDiegoMostraAoBispoAImagemImpressaN. S. de GUADALUPE (1531). Nossa Senhora apareceu 4 vezes a Juan Diego, um índio de 48 anos convertido, e imprimiu a Sua imagem no seu poncho. Os prodígios que acompanharam as apa-rições, e a crescente devoção à Virgem, iniciaram o maior êxito missionário da história da Igreja. Em sete anos converteram-se 8 milhões de índios! S.Pio X proclamou-a, em 1910, Padroeira da América Latina. Hoje, Guadalupe, é o santuário mariano com mais peregrinos.

BeatoPioBartosikEMaximilianoKolbeBTO. PIO BARTOSIK(1891-1974). Jovem sacerdote franciscano polaco, aprisionado juntamente com Maximiliano Kolbe e 3 outros religiosos do Convento de Niepokalanówn. Morreu no campo de concentração de Auschwitz. Beatificado por S.João-Paulo II, 1999.

Isaías 48,17-19 ; Sal 1, 1-4. 6 ; Mateus 11,16-19

A TUA PAZ “COMO UM RIO.” (ls.48,17-19). “Se ao menos…” Acontece por vezes olharmos para trás com desgosto. Com frequência, a fé está associada a este sentimento de culpabilidade. Se, porém, aprofundarmos o texto de Isaías veremos como ele está longe disso. Hoje, O Senhor convida-nos a reler a nossa história à luz da Sua Palavra, para “prestarmos atenção” a essa palavra de amor. Na Acção católica, por exemplo, o método de “ver, avaliar, agir” ilustra e faz viver este “prestar de atenção”. Olhemos para as nossas vidas através da palavra dO Senhor para que a nossa paz seja “como um rio”.

“UM GLUTÃO E UM ÉBRIO.”(Mateus 11-15). Jesus é aqui apodado com expressões vulgares pelos seus críticos : “Um glutão e um bebedor de vinho”, que a sabedoria popular condena fortemente (Prov.23,20-21). Mas ainda mais escandaloso é chamarem-nO : “Um amigo dos publicanos e dos pecadores”; os publicanos, a soldo do ocupador romano, eram considerados colaboracionistas de baixo nível, condenados pela lei divina. É pois em contra-corrente à sabedoria humana que, de facto, “a Sabedoria de Deus Se manifesta”, ou seja pelo acolhimento de todos os que a sociedade despreza e rejeita… Nunca acabaremos de meditar este pequenino texto !

“Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.