Novena da Imaculada Conceição – 6.º dia – 4/DEZEMBRO

Em preparação para a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, Virgem e Mãe
8 de Dezembro de 2014

MARIA, RAINDA DA FAMÍLIA

Guardava todas estas coisas no seu coração

Do Evangelho de S. Lucas (Lc 2,41-52)

PerdaEEncontroDeJesusNoTemploOs pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, pela festa da Páscoa. Quando Ele chegou aos doze anos, subiram até lá, segundo o costume da festa. Terminados esses dias, regressaram a casa e o menino ficou em Jerusalém, sem que os pais o soubessem. Pensando que Ele se encontrava na caravana, fizeram um dia de viagem e começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Não o tendo encontrado, voltaram a Jerusalém, à sua procura.
Três dias depois, encontraram-no no templo, sentado entre os doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. Todos quantos o ouviam, estavam estupefactos com a sua inteligência e as suas respostas.
Ao vê-lo, ficaram assombrados e sua mãe disse-lhe: «Filho, porque nos fizeste isto? Olha que teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura!» Ele respondeu-lhes: «Porque me procuráveis? Não sabíeis que devia estar em casa de meu Pai?»
Mas eles não compreenderam as palavras que lhes disse.
Depois desceu com eles, voltou para Nazaré e era-lhes submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração. E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e dos homens.

Ser da Mãe de Deus cada vez mais em cada dia

Tudo o que fazemos, mesmo que fosse o acto mais heroico, a tal ponto de estremecer as bases de todo o mal existente sobre a terra, terá algum valor unicamente se, fazendo tal acto, a nossa vontade se colocar em harmonia com a vontade da Imaculada, e através dela, com a vontade de Deus.
Uma só coisa, portanto, a fusão da nossa vontade com a Sua, tem um certo valor, antes, um valor total.
Esta é a essência do amor que nos deve transformar, através da Imaculada, em Deus, que nos deve purificar como num fogo, e, através de nós, incendiar o mundo e destruir, consumir nele toda a forma de mal.
Preocupemo-nos por pertencer-lhe cada dia mais, por deixarmo-nos conduzir por Ela, de modo cada vez mais perfeito, de como cada vez mais sereno, com confiança e confidência cada vez maiores; através de tudo isto que Ela permite, quer em nós, quer à nossa volta e em confronto connosco, de modo que possamos tornar-nos um instrumento mais perfeito nas suas mãos imaculadas.

Rezemos uma dezena do Rosário segundo as intenções da Virgem Imaculada, Mãe de Deus.

Pai nosso
10 Ave Maria
Glória

Petição da Graça

Ó Deus, que na Imaculada Conceição da Virgem preparastes uma digna morada para o vosso Filho, e a preservastes de toda a mancha de pecado, concedei-nos, por sua intercessão a graça que Vos pedimos… (petição).

Oremos

Pai santo, nós Vos louvamos por Maria.
Em familiaridade quotidiana com o Filho, na casa de Nazaré, berço da Igreja, Ele oferece-nos um precioso ensinamento de vida. Unida a José, homem justo, por um vínculo de amor esponsal e virginal, celebra-Vos com cânticos, adora-Vos no silêncio, louva-Vos com o trabalho das suas mãos, glorifica-Vos com toda a vida.
Dai-nos a graça de imitar a Virgem Imaculada como modelo de mulher e de mãe, para tornar santas também as nossas famílias. Por Cristo, nosso Senhor.

Texto bíblico: capuchinhos.org; Meditações: São Maximiliano Kolbe; textos recolhidos em cristopietrevive.forumfree.it