Novena da Imaculada Conceição – 5.º dia – 3/DEZEMBRO

Em preparação para a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, Virgem e Mãe
8 de Dezembro de 2014

MARIA, MÃE PURÍSSIMA

Chegando o tempo da sua purificação

Do Evangelho de S. Lucas (Lc 2,22-35)

ApresentacaoDeJesusNoTemplo_jpgQuando se cumpriu o tempo da sua purificação, segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor, conforme está escrito na Lei do Senhor: «Todo o primogénito varão será consagrado ao Senhor» e para oferecerem em sacrifício, como se diz na Lei do Senhor, duas rolas ou duas pombas.
Ora, vivia em Jerusalém um homem chamado Simeão; era justo e piedoso e esperava a consolação de Israel. O Espírito Santo estava nele. Tinha-lhe sido revelado pelo Espírito Santo que não morreria antes de ter visto o Messias do Senhor. Impelido pelo Espírito, veio ao templo, quando os pais trouxeram o menino Jesus, a fim de cumprirem o que ordenava a Lei a seu respeito.

Simeão tomou-o nos braços e bendisse a Deus, dizendo:

«Agora, Senhor, segundo a tua palavra,
deixarás ir em paz o teu servo,
porque meus olhos viram a Salvação
que ofereceste a todos os povos,
Luz para se revelar às nações
e glória de Israel, teu povo.»

Seu pai e sua mãe estavam admirados com o que se dizia dele.
Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: «Este menino está aqui para queda e ressurgimento de muitos em Israel e para ser sinal de contradição; uma espada trespassará a tua alma.

Imagem fiel da perfeição

A Virgem Imaculada é a obra mais perfeita e a mais santa pois Deus, como afirma São Boaventura, pode criar um mundo maior e mais perfeito, mas não pode elevar nenhuma criatura a uma dignidade mais elevada do que aquela a que elevou Maria.
A Imaculada é o limite último entre Deus e a criação.
Ela é imagem fiel da perfeição de Deus, da sua santidade.
Uma vez que Nossa Senhora superou com a sua perfeição todos os anos e os santos, por isso também a sua vontade está unida e assimilada, do modo mais estreito, à vontade de Deus. Ela vive o opera unicamente em Deus e por meio de Deus.

Rezemos uma dezena do Rosário segundo as intenções da Virgem Imaculada, Mãe de Deus.

Pai nosso
10 Ave Maria
Glória

Petição da Graça

Ó Deus, que na Imaculada Conceição da Virgem preparastes uma digna morada para o vosso Filho, e a preservastes de toda a mancha de pecado, concedei-nos, por sua intercessão a graça que Vos pedimos… (petição).

Oremos

Fazei, ó Pai, que resplandeça sempre a virgem Igreja, esposa de Cristo, pela incontaminada fidelidade à aliança do Vosso amor; e pelo exemplo de Maria, Vossa humilde Serva, que apresentou no Templo o Autor da nova lei, guardai a pureza da fé, alimentai o ardor da caridade, reavivai a esperança dos bens futuros.
Por Cristo, nosso Senhor.

Texto bíblico: capuchinhos.org; Meditações: São Maximiliano Kolbe; textos recolhidos em cristopietrevive.forumfree.it