SÁBADO – 13/SETEMBRO/2014

SaoJoaoCrisostomoS. JOÃO CRISÓSTOMO (354-407). Uma mistura de Demóstenes e de S.João Baptista: assim pode definir-se Crisóstomo (“boca de ouro”, em grego), que foi ao mesmo tempo um excelente orador e profeta intrépido. Nascido em Antioquia numa família rica, após o baptismo aos vinte anos, meteu-se a estudar teologia e exegése e fez-se eremita no deserto. A solidão e a meditação das Escrituras consolidaram-no na fé mas as privações destruíram-lhe a saúde. Ordenado sacerdote, revelou-se prégador excepcional: “o vosso cão está saciado, mas Jesus Cristo morre de fome diante das vossas portas, na forma de um mendigo”. Patriarca de Constantinopla, denunciou a impiedade e corrupção da côrte e morreu no exílio. É  Doutor da Igreja.

1 Coríntios 10,14-22 ; Sal 115, 12-13. 17-18 ; Lucas 6, 43-49

“O HOMEM BOM, DO BOM TESOURO DO SEU CORAÇÃO TIRA O QUE É BOM…”  (Luc.6,43-49).  Com as Suas palavras, Jesus reconhece pois que o homem pode ser bom. Ao jovem rico que O chamara de “Bom Mestre”, Ele tinha todavia respondido: “sómente Deus é bom”. A bondade, formidável tesouro do coração, vem  de Deus; ela é Deus mesmo, fonte de todo o bem. Nós testemunhamos a bondade de Deus ao consentirmos ser habitados pelO Amor. Ao pôr-nos na escola de Cristo, doce e humilde, aceitamos deixar-nos ensinar por Ele e escutar a Sua Palavra, pondo-a em prática. Porque a Sua palavra é a vida : ela é certo que nos perturba, mas molda e transforma os nossos corações para os configuarar ao Seu. O tesouro está a nossa porta para cada um o acolher! Bem alimentados e enraízados em solo firme e fecundo, seremos capazes de vencer todas as tempestades e dar os frutos maravilhosos que Deus nos tem reservado. Purificar, podar, cuidar!  O que o discípulo faz é fruto dum encontro. O diálogo íntimo com Cristo que conduz aO Pai é semelhante ao tratamento duma árvore donde se esperam frutos.

“Meditacões Bíblicas”, trad. das Irmãs Dominicanas de Notre-Dame de Beaufort  (Supl. Panorama,  Ed. Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.