1ª SEXTA-FEIRA – 1/AGOSTO/2014

STO. AFONSO MARIA DE LIGÓRIO (1696-1787). Advogado napolitano, fez-se sacerdote, fundou (1732) a Congregação dos Redentoristas. Doutor da Igreja.

Jer. 26, 1-9 ; Sal 68, 5. 8-10.14 ; Mat.13, 54-58

DondeTeVemEstaSabedoria_TissotCONVERTER-SE DA MÁ CONDUTA (Jeremias 26,1-9). Jeremias denuncia o mal que parece ter-se instalado para sempre no povo de Israel. Na realidade, a expressão “instalado definitivamente” é ao mesmo tempo boa e má. Boa no sentido de e reconhecer ser difícil afastar os hábitos contrários à lei de Deus; instalamo-nos neles, ou eles em nós, não sabemos bem como dizê-lo. Mau porque, como diz o profeta, é um caminho em que nos embrenhamos, contrário ao desígnio de Deus. Perseguiram então o profeta da sua pátria mas onde os levou esse caminho? Será que podiam ter feito meia volta após se terem embrenhado nessa estrada? Parece difícil, ou mesmo impossível. Há porém uma expressão que nos tranquiliza; é dito: “mudai de caminho”, no sentido de con-vertei-vos; e não “voltai para trás”. Há aqui uma grande diferença; é como se Deus, na Sua misericórdia infinita, abrisse outra estrada boa, ao lado da nossa estrada má, e nos convidasse a um mero desvio para retomarmos, com facilidade, o caminho do bem.

“Meditacões Bíblicas”, trad. das Irmãs Dominicanas de Notre-Dame de Beaufort (Supl. Panorama, Ed. Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.