(post em actualização: 6 março 2022)
Em comunicado «Pela Paz na Ucrânia», de 24 de Fevereiro, a Conferência Episcopal Portuguesa fazia-se eco do convite do Papa Francisco ao jejum e oração pela paz, na Quarta-feira de Cinzas e referia o dado de facto: «infelizmente, a guerra teve início esta madrugada, com a invasão da Ucrânia pela Rússia» (n. 2).
Terminava o comunicado com o seguinte apelo: «haja uma partilha efectiva para com a Igreja na Ucrânia, nomeadamente através das Cáritas e de outras instituições». Na quarta-feira de Cinzas a Conferência Episcopal Ucraniana pediu ao Santo Padre que consagre Rússia e Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria. Na oração e na acção humanitária encontramos as duas asas da caridade.
Para os refugiados ucranianos que cheguem ao Concelho a Câmara Municipal de Oeiras comunicou a 1 de Março a criação e implementação de um plano de acolhimento e apoio em coordenação com as várias entidades activas no território local consoante a evolução da guerra.
Deixamos a indicação de alguns dos pontos de proximidade para a recolha de bens de ajuda imediata com capacidade de escoamento e transporte para auxiliar os refugiados nas zonas de guerra: Caritas (caritas.pt); Bombeiros Voluntários de Algés; Bombeiros Voluntários Dafundo; Escola Secundária de Miraflores; Clínica Belong em Miraflores; Associação de Emigrantes Mundo Feliz.
BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ALGÉS / ESCOLA SECUNDÁRIA DE MIRAFLORES
ARTIGOS: comida para bebes, fraldas, artigos de higiene (roupas, não). Transporte e entrega em duas paróquias da Ucrânia.
CARITAS
- https://caritas.pt
- donativos
- IBAN PT50.0033.0000.0109.0040.1501.2
- MULTIBANCO
- 22222 entidade
- 222 222 222 referência
- donativos
CLÍNICA BELONG
Av. General Norton de Matos 65F
(+351) 214 103 358
(+351) 927 951 647
belong@belongin.pt
ARTIGOS: Materiais médicos (compressas, ligaduras, álcool, pensos, betadine, ipobrufeno, paracetamol), artigos de higiene feminina, pastas de dentes. Resguardos absorventes (os feridos são deitados em macas, cheios de sangue).
SERVIÇOS: A equipa de psicólogos do Instituto Belong está disponível para apoiar gratuitamente as crianças ucranianas e russas que já viviam em Portugal antes da guerra.
ASSOCIAÇÃO DO IMIGRANTE MUNDO FELIZ