24 nov 2019 Mensagem de Dom Daniel

Queridos amigos,

A vida de uma Comunidade Cristã nasce e alimenta-se da oração, pessoal e comunitária. Por isso a Cruz Quebrada é hoje uma comunidade tão viva!

Neste meu ano de bispo e na minha doença a oração de muitos têm sido uma força misteriosa de comunhão entre o Céu e a terra que me tem sustentado de uma forma admirável. Vejo a doença não como uma limitação à missão, mas como uma vocação específica dentro do episcopado que Deus pede que abrace. Quero que saibais que estou muito bem: espiritual, psicológica e fisicamente. Por misericórdia de Deus e caridade dos irmãos.

Não poderei estar fisicamente presente: estarei unido em oração.

Gostaria de vos pedir um favor, que nasce da minha experiência de ser bispo e doente oncológico: que alargueis a oração ao episcopado português.

São pastores generosos e totalmente entregues ao seu ministério, mas as dificuldades são muitas e as provações estão sempre presentes. É fundamental que o Santo Povo de Deus reze pelos seus pastores. Confiai-os à intercessão de São Bartolomeu dos Mártires, que foi um admirável bispo e pastor.

Que alargueis também a oração a esta enorme multidão de doentes oncológicos, muitos a viver a sua doença num enorme deserto espiritual e sem a força orante de ninguém. Este pode ser um tempo propício de conversão e abandono em Deus, mas também seara do demónio para a revolta e o abandono da fé, do próprio e dos seus familiares. Mais uma vez, a oração de muitos faz toda a diferença.

Um abraço muito grato e amigo.

Unidos na oração.

+ Daniel Henriques