12 nov 2016

in evangelhoquotidiano.org

Comentário do dia
São Basílio (c. 330-379), monge, bispo de Cesareia da Capadócia, doutor da Igreja
Homilia 5

«Jesus disse […] uma parábola sobre a necessidade de orar sempre»

Não podemos limitar a oração a pedidos em palavras. Com efeito, Deus não precisa apenas que Lhe façam discursos; mesmo que nada Lhe peçamos, sabe aquilo de que precisamos. O que dizer? A oração não consiste em fórmulas; antes abarca a vida toda. «Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus», diz o apóstolo Paulo (1Cor 10,31). Estás à mesa? Reza: ao pegar no pão, agradece Àquele que to concede; ao beber o vinho, lembra-te daquele que te proporcionou este dom, para te alegrar o coração e te consolar das tristezas. Terminada a refeição, não te esqueças de te recordar do teu benfeitor. Quando vestes a túnica, agradece Àquele que ta deu; quando vestes a capa, testemunha o teu afeto a Deus, que nos proporciona vestes adequadas ao inverno e ao verão, para nos proteger a vida.

Terminado o dia, agradece Àquele que te deu o sol para os trabalhos da jornada e o fogo para te iluminar o escuro e prover às tuas necessidades. A noite dá-te motivos de ação de graças; olhando o céu e contemplando a beleza das estrelas, reza ao Senhor do universo, que fez todas as coisas com tal sabedoria. Quando vês a natureza adormecida, adora Aquele que, por meio do sono, nos reconforta de todas as fadigas e nos devolve, através do repouso, o vigor das forças.

Deste modo, rezarás sem descanso, se a tua oração não se limitar a fórmulas, mas pelo contrário te mantiveres unido a Deus no decurso de toda a tua existência, de maneira a fazeres da vida uma oração incessante.

LEITURAS:

3 Jo 5-8; Sal 111 (112), 1-2. 3-4. 5-6
Lc 18, 1-8

ESTE SÁBADO:

12 novembro 2016


S. Josafat, bispo e mártir


ANOTAÇÕES


SEMANA DOS SEMINÁRIOS


Convidados a colocar a intenção na oração pessoal, familiar, comunitária: os seminaristas, as equipas formadoras, as famílias onde Jesus chama
EM PREPARAÇÃO DO 50.º ANIVERSÁRIO DA CRIAÇÃO DA PARÓQUIA


Inscrições para o jantar partilhado de 13 de Novembro

(durante a semana)

Quant. pessoas na família, o que partilham (bolos, salgados ou bebidas): para efeitos de organização
09.00 ALGÉS


Santa Missa
09:30 ALGÉS


Confissões
10:15 e 11:30 ALGÉS


Catequese
12:00 MIRAFLORES


Baptismos de crianças
12:00 CRUZ-QUEBRADA


Baptismos de crianças
18:00 MIRAFLORES


Santa Missa
Intenção vocacional na Semana dos Seminários
19:00 CRUZ-QUEBRADA


Santa Missa Intenção vocacional na Semana dos Seminários
19:15 ALGÉS


Santa Missa Intenção vocacional na Semana dos Seminários