TERÇA-FEIRA – 5/ABRIL/2016

a_SaoVicenteFerrerS. VICENTE FERRER (1357-1419). Prégador dominicano espanhol, ordenado em 1378 (ano em que se iniciou o grande Cisma do Ocidente e que durou até 1417). Percorreu incansavelmente as estradas da Espanha, Itália e França, a apelar os cristãos à penitência e conversão, tentando criar a paz numa sociedade dividida e em crise.

Actos 4, 32-37 ; Sal 92, 1-2. 5 ; João 3, 7b-15

“TENDES QUE RENASCER DO ALTO…” (Jo.3,7b-15). No decorrer da Vigília pascal, reafirmámos a nossa fé, proclamando solene- mente o Credo e fomos aspergidos com a água viva em memória do nosso baptismo. Quando Jesus Se dirige a Nicodemos, diz-lhe: “É preciso renascer do Alto” (Jo.3,7), para mostrar onde se situam as realidades e as verdadeiras alegrias. Ao propor ao Seu povo receber um coração novo, Deus oferece-nos a entrada, em permanência, numa “re-Criação”. Tenho a liberdade de aceitar, ou não, deixar transformar-me pelO Espírito que Deus colocou em mim ao entrar na vida cristã. A minha liberdade consiste essencialmente em conservar esse dom, recebendo regularmente os sacramentos da Eucaristia e da Misericórdia.

Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.