QUARTA-FEIRA– 24/FEVERElRO/2016

a_OrdenaAEstesMeusDoisFilhosSTO. ETELBERTO (616). Faz hoje 14 séculos que morreu Etelberto, rei de Kent, baptizado em 597 por STO. Agostinho de Cantuária (o monge beneditino, enviado por S. Gregório Magno a Inglaterra para a evangelizar). STO. Etelberto, foi o 1º rei inglês a aderir ao cristianismo, e foi canonizado pelo seu papel determinante na conversão dos anglo-saxões. A sua mulher, Berta, e a filha, estão igualmente canonizadas.

Jeremias 18,18-20; Sal 30,5-6.14-16; Mateus 20,17-28

“O FILHO DO HOMEM VEIO PARA DAR A SUA VIDA” (Mateus 20,17-28). Jesus anuncia hoje claramente a Sua Paixão, morte e ressurreição, mas os Seus discípulos não concordam nem querem acreditar. Eles apenas estavam preocupados consigo mesmos. Por isso, a mãe dos filhos de Zebedeu (João e Tiago) escutou apenas as últimas palavras de Jesus: “Ele ressuscitará ao terceiro dia”, e – sem se preocupar com mais nada – tentou assegurar dois bons lugares definitivos para os filhos. Então, Jesus indica-lhes – e a nós também – que para O seguir nO Reino, é necessário aceitar dar, como Ele, a vida pela salvação do mundo. A indignação dos dez outros discípulos parece ser causada mais pelo ressentimento e inveja do que por uma compreensão correcta do ensino dO Mestre, que prosseguiu colocando o serviço (diaconia) no primeiro lugar. Na Quaresma deste Ano da Misericórdia, a palavra de Deus propõe-nos que assumamos uma relevante decisão pessoal. Acreditamos num Senhor que Se fez pequeno e Servo de todos ao ponto de morrer por nós ? A caminhada dos catecúmenos para o dia da Páscoa devia incitar-nos a reler a nossa vida de fé, para ver se estaremos “preparados para subir a Jerusalém”. Será errado olhar de cima os discípulos que, diante dO Filho de Deus, se mostraram tão humanos e limitados. Eles são como nós! Tal como eles, deixemo-nos surpreender por Jesus: como eles, subamos com Aquele que dá a Sua vida pela multidão.

Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris. Selecção e síntese: Jorge Perloiro.