S. GUIDO MARIA CONFORTI (1865-1931). Padre italiano, fundador em 1985 da Congregação dos Missionários Xaverianos, família religiosa inteiramente dedicada à evangelização. “Desde a infância sempre tive um forte desejo de dedicar a minha vida às Missões no mundo”, escreveu Conforti. Hoje os missionários Xaverianos, os missionários de Maria e também leigos, proclamam o Evangelho em 21 países. Foi canonizado, em 2011, pelo papa Bento XVI.
BTA. FRANCISCA d’AMBOlSE(1427-85). Casou aos 15 anos com Pedro II, duque da Bretanha. Viúva (1457), fez-se carmelita. Foi canonizada pelo papa Pio IX, 1863.
Romanos 14,7-12; Sal 26,1.4.13-14; Lucas 15,1-10
“OS ANJOS ALEGRAM-SE POR UM SÓ PECADOR QUE SE CONVERTA…” (Luc.15,1-10). A vida espiritual não pode ser autenticamente vivida se não houver aceitação alegre da conversão. Mas a conversão é uma aventura no deserto e uma minuciosa busca na noite. Representa a confrontação de si-mesmo com O Espírito Santo, unido à nossa consciência, mergulhada na obscuridade do pecado. O que Jesus hoje nos ensina é uma reviravolta dos nossos valores: 1 vale mais que 10, ou até do que 99! Aos olhos de Deus, um pecador é mais precioso que um justo! É o que ousamos confessar na Páscoa: “Feliz culpa de Adão que nos valeu tal Redentor!” Será que sem o pecado, que tanta dificuldade temos de aceitar ver em nós, poderíamos conhecer no mais íntimo do coração O Amor louco de um Deus que nos ama sem quaisquer condições? Como recusar, então a nossa confiança a este Senhor que “não rejeita um coração contrito e arrependido” (Sal. 50, 19b) e vai procurar a ovelha perdida em plena montanha ou levanta com mansidão do chão, mesmo com lixo, o Seu tesouro? Mas quem poderá compreender o mistério duma conversão humana, de um coração que se volta para Deus, seduzido pela Sua inesgotável ternura? A ovelha recuperada, a moeda reencontrada, são metáforas de qualquer conversão. Em resposta, Deus só nos pede um pouco de amor agradecido e um gesto de humildade. Porque é necessário que a ovelha se deixe recuperar, e que ela acredite suficientemente no amor dO Pastor para ter a coragem de voltar para Ele, apesar das suas feridas, das suas carências, da sua imundície.
Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris).
Deverá estar ligado para publicar um comentário.