STOS. LIBERATO, BONIFÁCIO e COMPANHEIROS (484) . Martirizados pelos vândalos arianos, em Cartago, na Tunísia.
STA TERESA JORNET (1843-97). Catalã fundadora das “Irmãzinhas dos velhos abandonados”. O papa Paulo Vl canonizou-a em 1974.
1 Tessalonicenses 2, 9-13; Sal 138, 7-12; Mateus 23, 27-32
UMA RELAÇÃO DE PARENTESCO (1 Tessalonicenses 2,9-13). Para falar das suas relações com a comunidade de Tessalónica, Paulo utiliza imagens de parentesco: mãe e pai. Imagens erradas dirão alguns, capazes de promover atitudes infantis desdenharão outros. Mas apesar das ambiguidades inerentes a esta ou a qualquer linguagem religiosa, procuremos reter delas o essencial: trata-se duma relação que gera a vida de fé, a qual não se confunde nem com uma relação hierárquica, nem com uma de ensino puro e simples. Ela é uma relação difícil mas fecunda que só pode enraízar-se através de oração fervorosa.
“NO INTERIOR VÓS ESTAIS CHEIOS DE HIPOCRISIA E MALÍClA… ” ( Mat. 23,27-32) . A dolorosa constatação de Jesus, ontem iniciada e que hoje prossegue, constitui ainda um apelo à conversão. Os antigos profetas tinham usado uma linguagem assim severa e Jesus fala aqui como profeta, em nome de Deus que se fizera ouvir por intermédio de Moisés: “Sede santos porque Eu Sou Santo”. S. Cesário d’Arles, monge e bispo de Arles durante 40 anos (503-543), que hoje também celebramos, influenciou a França meridional e a Espanha com as suas homilías simples e vibrantes expondo a doutrina dos Concílios a que presidiu. Dizia ele num sermão: “Que Cristo vos ajude, queridos irmãos, a acolher sempre a leitura da Palavra de Deus com um coração ávido e sedento : assim, a vossa obediência fidelíssima há-de saciar-vos de alegria espiritual”.
Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.