STO. EFRÉM, O SíRIO (306-373). Nascido em Nísibis, foi discípulo de Tiago de Nísibis. Prolífico compositor de hinos e teólogo em Odessa para onde escapou ao avanço do exército sassânida. É venerado como santo por cristãos do mundo inteiro, em especial na Igreja Ortodoxa da Síria. Doutor da Igreja, é conhecido como “Lira dO Espírito Santo”.
STO. JOSÉ DE ANCHIETA (1534-1597). Jesuíta natural das Canárias, gastou o essencial da sua vida como missionário no Brasil, onde se consagrou à “evangelização dos autóctones índios nas suas línguas nativas”. Foi canonizado em 2014 pelo papa Francisco.
2 Coríntios 1,18-22; Sal 118,129-133.135; Mateus 5,13-16
“QUE A VOSSA LUZ BRlLHE DlANTE DOS HOMENS…” (Mateus 5,13-16). É a luz que revela o que a obscuridade oculta. É a luz que permite à vida desenvolver-se. Toda a vida cristã é iluminada, irradiada, pela luz da Ressurreição. Imersos na morte e ressurreição de Cristo somos filhos da luz e estamos revestidos desta luz. Por isso, irradiamos esta luz atingindo todos os que vivem próximo. “Cristo é a luz que vem visitar-nos” (Lucas 1,78). Permaneçamos, como a Virgem Maria, revestidos de um manto de luz. Luz que ilumina, que aquece e vivifica. Porquê hesitar tanto em difundir esta luz, em propagá-la àqueles a quem um só dos seus raios daria a vida, iluminando a nossa ? A nossa luz e o nosso sal consistem em fazer o bem, não para que possamos atribuir-nos o mérito, mas porque aqueles e aquelas que forem desse bem beneficiários “darão glória aO Vosso Pai que está nos céus”. O sentido do sermão da montanha é que o sal e a luz são nossos, mas só porque “Cristo é a luz do mundo” (Jo.8,12). Esta é aliás a única das fórmulas solenes “Eu sou” do evangelho de João e do Apocalipse que Cristo nos faz partilhar com Ele. Os filhos do mundo são sagazes entre si devido ao mundo (Lucas16,8), e os filhos da luz fazem o bem pelos outros com a Luz de Cristo e devido a Ela.
Meditações Bíblicas”, Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye. Selecção e síntese: Jorge Perloiro.
Deverá estar ligado para publicar um comentário.