SEXTA-FEIRA – 15/MAIO/2015

A_SaoFreiGilDeSantaremS. FREI GIL DE SANTARÉM (1185-1265).Nascido em Vouzela, estudou filosofia e medicina no convento de STA. Cruz em Coimbra e em Paris, mas veio a morrer em Santarém. Já dominicano, concluiu o doutoramento em teologia. Como Provincial da Ordem, fundou o convento de S.Domingos no Porto. D.Afonso III nomeou-o físico da corte.

Actos 18, 9-18 ; Sal 46, 2-7 ; João 16, 20-23a

“CONTRÁRIO À LEl…”(Act.18,9-18). A Palavra dO Senhor encoraja Paulo a prosseguir a evangelização em Corinto apesar das dificuldades que ali encontra. Permanece lá um ano e meio a ensinar. Mas o êxito da sua missão abre um novo conflito com os judeus. Acusam-no de praticar “um culto contrário à Lei”. Esta acusação insinua que ele prega uma religião desconhecida, contrária à legalidade romana. Mas, ironicamente, o relato diz que o procônsul Gálio entendeu que eles falavam da Lei de Moisés e não quis atender às queixas, por não ser um delito de direito comum mas uma questão religiosa entre os judeus, onde não queria imiscuír-se.

“A MULHER QUE DÁ À LUZ…” (João 16,20-23a). Haverá realidade mais bela do que a de uma mulher que dá a vida a um novo ser? Este acontecimento pode ser acompanhado por muitas obscuridades: dores do parto, inquietação sobre o futuro da criança, prova-ções que abalam o casal e a família. E todavia, não será primeiro e, sobretudo, uma grande maravilha de amor e de esperança, qu-ando uma criança nasce no seio de uma família unida, num casal que se ama, num ambiente propício para acolher a vida? É a este mistério da vida humana ao qual Jesus nos reenvia para acolhermos a Sua Paixão, morte e Ressurreição, num dar à luz que também é o nosso. N’Ele nascemos igualmente para uma vida nova que nos enche duma alegria “que ninguém nos poderá retirar”.

Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.