1º SÁBADO – 2/MAlO/2015

a_SantoAtanasioSTO. ATANÁSlO (296-373). 20º Patriarca de Alexandria. Apesar de ter sofrido 5 exílios, lutou com constância e coragem contra o arianismo que nega a divindade de Cristo. É Doutor da Igreja.

S. JOSÉ MARlA RÚBlO Y PERALTA(1864-1929). Jesuíta espanhol, filho mais velho de 13 irmãos. Tinha profunda vida espiritual, apoiada no amor à Eucaristia e na devoção aO Coração de Jesus. Dedicou-se a reconciliar penitentes no confessionário, a pregar o Evangelho de forma simples e à pastoral social nos bairros mais pobres de Madrid. “Fazer o que Deus quer e querer o que Deus faz”, era o seu lema de vida. O papa S.João-Paulo ll canonizou-o em 2003.

Actos 13, 44-52 ; Sal 97,1-4 ; João 14, 7-14

“ELES EXPULSARAM-NOS DO TERRITÓRIO…” Se quisermos qualificar o anúncio do Evangelho a partir destas 2 leituras, podemos falar de “novidade” mas também de “juventude”. A Boa-Nova, radicalmente jovem, vem inserir-se num mundo cuja tendência é para a esclerose e o envelhecimento. Isto está na nossa natureza : desde o nascimento que a criança caminha para a velhice. Todos os valores, bons em si mesmos e indispensáveis à nossa existência, tal como os hábitos e costumes, contêm em si o mesmo germe do envelhecimento que tem um cúmplice no nosso desejo de tranquilidade. Por isso a missão “tropeça” na recusa das pessoas com um universo mental e religioso “muralhado”. Os pagãos de Antioquia na Psídia aderiam em massa porque O Espírito podia penetrar no seu coração ainda jovem ; mas igual esclerose os espreitaria se não se mantivessem em guarda contra a usura do tempo. Todo o discurso de Jesus é um apelo à abertura do coração, mas, mais importante que abri-lo é deixá-lo permanentemente aberto. Não se vive a novidade e a juventude dO Evangelho no passado, a Boa-Nova é questão de um “agora”. É neste exacto momento que vejo Jesus e assim descubro O Pai, que acredito no que Ele me diz, que peço em Seu nome. Para retomar a expressão de Lucas, num sentido radicalmente oposto, é vivendo este “hoje” dO Espírito que posso expulsar do coração tudo o que tende a envelhecer-me.

Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.