SEGUNDA-FEIRA – 27/ABRIL/2015

a_SantaZitaS. PEDRO CANíSIO (1521‑97).1º jesuíta alemão (1543). Teólogo no Concílio de Trento, afirmou: “Vivemos um tempo em que, no dizer do Apóstol : “os homens não aceitam a sã doutrina”, e excitados, preferem não a salvação mas o agrado, seguem seitas de perdição e defendem a licenciosidade da carne em vez da liberdade evangélica”. Publicou 3 Catecismos. Apóstolo da Alemanha, tinha sede de pobreza, castidade e obediência. Pio Xl fê-lo Doutor da Igreja(1925).

STA. ZITA (1218‑78). Empregada doméstica durante 40 anos numa casa rica de Luca, em Itália, Zita partilhava o pouco que tinha com os mais pobres. Padroeira das empregadas domésticas.

Actos 11, 1-18 ; Sal 41, 2-3; 42, 3-4 ; João 10, 1-10

“AS OVELHAS SEGUEM-NO,PORQUE RECONHECEM A SUA VOZ.”(Jo.10,1-10). O evangelho do bom pastor é meditado com frequência pelos sacerdotes e por aqueles que se preparam para o sacerdócio. Cristo é O único Pastor, a quem as ovelhas pertencem. Mas àqueles que dá a bela missão de pastor, Jesus também chama pelo nome. Eles devem compreender como Jesus Se comporta. Ele conhece pelo seu nome cada uma das ovelhas. A Sua voz é-lhes familiar. Jesus está próximo delas e quer-lhes bem. Os sacerdotes são chamados também a cumprirem o seu ministério por amor das pessoas: a amá-las, a aprender a conhecê-las, a estar próximos delas. Na Semana de Oração pelas Vocações, rezemos pelos nossos sacerdotes, afim de neles se realizar a promessa dO Senhor: “Eu vos darei pastores segundo o Meu coração” (Jeremias 3,15). A imagem da “porta das ovelhas” adapta-se bem à nossa situação de homens e mulheres do séc.XX. Neste tempo, são-nos abertas muitas portas, algumas fáceis de transpor, outras que parecem estreitas e talvez por isso mais “cristãs”. Mas não nos enganemos! Só Cristo, morto e ressuscitado, é a porta. Só Ele salva, só Ele dá a “vida em abundância”. As portas dos prazeres fáceis ou as duma doutrina fechada, essas, não conduzem a nada. Por Cristo, na Sua Páscoa, nos fazer passar da morte à vida, Ele é a única porta a abrir-nos à vida. Ousemos utilizá-la!

Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.