SÁBADO – 18/ABRIL/2015

a_NaoTenhaisMedoBTA. MARIA DA ENCARNAÇÃO (1565-1618). Conhecida na vida social por “Bela Acarie”, depois da morte do marido tornou-se Carmelita. Antes já favorecera a introdução em França do Carmelo reformado de Santa Teresa d’Ávila e chamara religiosas espanholas para, com elas e quem as seguisse, fundar 4 conventos.

Actos 6,1-7 ; Sal 32, 1-2. 4-5.18-19 ; João 6, 16-21

“NÃO TENHAIS MEDO…” (João 3,31-36). Os discípulos tinham embarcado para uma travessia do mar da Galileia. Enfrentavam ventos contrários e Jesus não estava a seu lado. Quando se aperceberam que alguém vinha até eles caminhando sobre as águas revoltas ficaram cheios de medo. Quadro emblemático de uma situação que nos é perfeitamente familiar. Também nós remamos na noite. A obscuridade da dúvida impede-nos de reconhecer O Senhor, as borrascas dos meios de comunicação abafam a Sua voz. Porém, se prestarmos atenção com o ouvido do coração escutaremos o que Jesus nos diz : “Sou Eu, não tenhais medo”. Convite para lançarmos a âncora nas profundezas dO Nome divino. Ele é O Mestre que devemos seguir. Ele é quem nos tranquiliza, porque tem autoridade sobre as forças do mal. O temor, então, dará lugar à fé.

Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.