III DOMINGO DO TEMPO COMUM – 25/JANEIRO/2015

JesusChamaAndreEPedroBTO. HENRIQUE SUSO (1295-1366). Heinrich Seuse, um monge dominicano alemão (da Renânia), foi aluno do Mestre Eckhard e escreveu livros de espiritualidade, como por ex. o “Pequeno livro da sabedoria eterna”, um dos clássicos da literatura mística alemã. Foi declarado bem-aventurado, em 1831, pelo papa Gregório XVl.

8º DIA do OITAVÁRIO DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS: “ACREDITARAM N’ELE DEVlDO ÀS PALAVRAS DA MULHER …” (João 4,39). Senhor, faz que testemunhemos a Tua unidade com as nossas palavras e a nossa vida. Transforma-nos a fim de sermos autênticos portadores da Boa-Nova. Que qualquer encontro com o nosso próximo seja um encontro conTigo. Nós To pedimos em nome de Teu Filho Jesus Cristo na unidade dO Espirito Santo. Amen.

Jonas 3,1-5. 10 ; Sal 24, 4-9 ; 1 Coríntios 7, 29-31 ; Marcos 1,14-20

lTINERÁRlOS ESPIRITUAIS. Na Bíblia são bastante numerosos os relatos de “chamamentos”. Desde Abraão até aos discípulos muitos foram aqueles que responderam ao chamamento de Deus. Algumas das respostas são rápidas. Elas parecem credíveis e os relatos acentuam esta prontidão, como as de André e Simão-Pedro e dos irmãos Tiago e João, no evangelho deste domingo. Outras respostas tardam e tomam até caminhos de fuga para chegarem, depois de grandes desvios, a um resultado positivo, como na história de Jonas. Quais as lições devemos reter nas leituras deste domingo? Que não existe um itinerário-padrão para responder a Deus. Jesus chama-nos a viver, a meter-nos a caminho, a segui-lO, a converter-nos, a falar em Seu nome, a amar os pobres… Em troca, Ele espera uma resposta pessoal, construida passo a passo na história e na vida daquele que é interpelado. Jonas, João Baptista, Simão, André, Tiago e João seguem, como qualquer um de nós, um itinerário espiritual próprio. Aliás, as leituras de hoje podem fazer-nos pensar que na resposta a Deus, o mais importante será justamente o intinerário assumido. Mas sem que a resposta final tenha menor valor. No sentido que qualquer resposta será sempre um caminho a trilhar, uma via para seguir Cristo, onde há avanços, recuos, onde até por vezes se pode “patinar”… O refrão do Salmo ajuda-nos a compreender isto : “Senhor, ensina-me os Teus caminhos !”. Procurar os caminhos dO Senhor é a forma mais segura para a conversão. O Senhor nunca deixa de mostrar o Seu caminho aos pecadores e aos humildes na condição destes lhO pedirem na oração.

“Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.