QUARTA-FEIRA – 5/NOVEMBRO/2014

SantaSilviaSTA. SíLVIA (592). Nobre romana, muito piedosa, mãe do futuro papa S.Gregório Magno, o qual, nos seus escritos, relata ter chegado ao cume da oração e da penitência sendo exemp. de excelência para os outros.

BeataFranciscaDAmboiseBTA. FRANCISCA d’AMBOISE (1427-1485). Duquesa da Bretanha, enviuvou sem filhos e fez-se carmelita. Em 1463, com o BTO. João Soreth, fundou o 1º convento carmelita feminino francês em Bondon, Nantes.

Filipenses 2, 12-18 ; Salm 26, 1. 4. 13-14 ; Lucas 14, 25-33

“QUEM DENTRE VÓS NÃO RENUNCIAR A TODOS OS SEUS BENS…” (Luc.14,25-33). Mais uma vez, a lógica dO Reino nos põe de pernas para o ar a caminhar sobre as mãos. Dum lado, os cálculos de um construtor ou a estratégia guerreira de um rei que conta as tropas para ver se são suficientes… Questão de bom senso prático, diremos nós! Por outro lado, um cálculo que convida a tudo perder… Para o discípulo, a garantia do resultado reside numa escolha preferencial : o amor de Cristo. O equipamento de partida, é a preferência de Cristo a tudo o resto. A adesão a Cristo deve apresentar-se-nos não como um programa pré-estabelecido mas como uma confiança renovada n’Aquele que nos chama para O seguir. “Não como um jogo de xadrez, em que tudo é calculado, mas como uma dança nos braços da Tua graça”, dizia Madeleine Delbrêl.

“Meditações Bíblicas”, trad. das Irmãs Dominicanas de Notre-Dame de Beaufort (Supl. Panorama, Ed. Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.