S. BEDA, VENERÁVEL (673-735). Monge da abadia beneditina de Jarrow (Inglaterra). Autor de uma importante obra, composta principalmente por escritos exegéticos e históricos em língua inglesa (primeiro autor a fazê-lo). Doutor da Igreja desde 1899.
Actos 8, 5-8.14-17 ; Sal 65,1-3a. 4-7a.16. 20 ; 1Pedro 3,15-18 ; João14,15-21
EVANGELIZAÇÃO DA SAMARIA (Act.8,5-8.14-17) E DO MUNDO (1 Pedro 3,15-18). O Espírito Santo esconde-se no nosso íntimo mais profundo. Ele é a fonte da vida e do amor. Ele habita-nos e dá-nos um novo sopro. Ele é a força que Cristo prometeu para podermos viver segundo o Seu Evangelho. Tal como os samaritanos da primeira leitura, representados na iluminura flamenga (Willem Vrelant 1481, activo 1454-1481, J. Paul Getty Museum, Califórnia), estejamos mais atentos à Sua presença nesta altura do ano em que muitos cristãos são crismados. Invoquemos a Sua vinda para que se renove a face da terra. Na Epístola, a injunção de Pedro é firme, fraterna e incontornável. Fala da esperança que temos em nós, e como devemos saber transmitir aos outros o sabor desse sal e vida que nos foi dada em abundância. Será na forma como formos, vivermos e servirmos que os nossos contemporâneos poderão descobrir – em nós e através de nós – o rosto d’Aquele que dá sentido à vida, o rosto resplandecente de Quem, pela Sua morte e ressurreição, fundamenta a nossa esperança e abre à humanidade inteira um caminho de salvação. O mundo tem necessidade de homens e mulheres que digam e gritem que, após a madrugada do túmulo vazio, as trevas deixaram de ter direito de cidadania na humanidade. Cristo estava morto, Cristo está agora ressuscitado e o mundo deve tornar-se naquilo que ainda não é : capaz de ver, capaz de reconhecer O Espírito da verdade.
MENDIGOS DA ESPERANÇA (Jo.14,15-21). Na hora em que Jesus saía do mundo para O Pai, Ele traçou aos discípulos o perfil das tes-temunhas que o mundo precisa: “Se Me tendes amor, sereis fiéis aos Meus mandamentos(…)e O Pai vos dará O Espírito da verdade ”. O que Jesus promete aos apóstolos – Espírito Santo, Espírito de verdade, Amor vivo das Três Pessoas divinas – torna-se realidade em nós : é-nos concedido O Espírito Santo de Deus. Ele estará connosco para sempre e dá-nos a conhecer o mistério íntimo de Deus. Mas só se O quisermos. Teremos que responder livremente a este dom gratuito de Deus. Se O desejarmos, Ele far-nos-á ganhar a capacidade de acolhimento, de receptividade, e permitirá que Deus Se manifeste. Da parte de Deus as condições estão satisfeitas, tudo se cumpriu. Cabe agora a nós (tudo passa por aqui) recolhermo-nos e acolhermos na fé esta promessa de Jesus feita realidade : então entenderemos para lá de todas as palavras e provas que, de facto, é assim. Então “habitaremos na tenda de Deus”, teremos O mesmo Espírito, reagiremos da mesma maneira, tornar-nos-emos verdadeira morada de Deus… Permanecer fiéis aos mandamentos de Jesus, amá-lO e deixar-nos amar pelO Pai, eis O Caminho do discípulo,que nos identifica com Cristo e faz de nós autênticas testemunhas dO Reino que vem. O Papa Francisco compreendeu-o bem. Ele não cessa de nos dar conta da esperança que o possui, lembrando, numa bela coerência de vida, de gestos e de palavras, O Caminho de Cristo e do Evangelho. Um Caminho que passa necessariamente pelo encontro com os mais pobres, esses mendigos da esperança.

Deverá estar ligado para publicar um comentário.