STA. RITA DE CÁSSIA (1381-1457). Casada 18 anos com um marido cruel, foi esposa dedicada e mãe de 2 rapazes. Com o assassinato do marido ficou viúva, mas a fé cristã deu-lhe a graça do perdão. Os filhos queriam vingar a morte do pai e ela insistia que também perdoassem, mas só conseguiu evitar a vingança por eles terem morrido de causas naturais, reconciliados com Deus. Sózinha no mundo, após sete anos de tentativas frustadas, pôde por fim entrar no convento das Agostinhas de Cássia. Religiosa exemplar, excedia-se nas mortificações e ficou famosa pela eficácia das suas orações. Canonizada em 1900, é chamada em Espanha “La Santa de los impossibles”.
Actos 15, 7-21 ; Sal 95,1-3.10 ; João 15, 9-11
CONCíLIO DE JERUSALÉM (Actos 15,7-21). Aprenderemos a amar se meditarmos na forma como se tomaram as decisões do primeiro Concílio da Igreja. Pedro, cujo temperamento era mais conservador, iluminado pelO Espírito, compreendeu que seria necessário abandonar a estrita observância das práticas do judaísmo; e sabemos como a partir de certa idade certas renúncias são difíceis! Ele tinha certamente vontade de quedar-se um pouco aquém. Paulo, naturalmente, queria avançar mais. Ambos se aperceberam que entre as 2 tendências havia um lugar, na caridade fraterna, graças aO Espírito. Guardaram por isso fielmente os ensinamentos dO Senhor e não romperam demasiado abruptamente com o passado, persuadidos de que, pouco a pouco, sem feridas e sem sofrimentos inúteis, o que tinha que cair caíria, como aconteceu. Hoje parece-nos bem curiosa a regra imposta de se absterem das carnes abafadas !
ALEGRIA COMUNICATIVA (João 15,9-11). Algumas horas antes de morrer, Jesus deixa-nos o Seu segredo. Ele revela-nos o segredo da Sua alegria: a fidelidade aO Pai, de quem Se sabe amado. Sua vida terrena foi uma relação de amor com O Pai, animada pelo Seu Espírito. Mas Ele quer partilhar esta relação:“Como O Pai Me amou, assim também Eu vos amei” ; “(Sede) fiéis aos Meus mandamentos (…) como Eu guardei fielmente os mandamentos de Meu Pai.” Senhor!, arranca-me do coração os sentimentos de tristeza, para irradiar a Tua alegria !

Deverá estar ligado para publicar um comentário.