Nota de falecimento- Sr. Pe. António Colimão, Pároco da Cruz Quebrada (1983-1993)

O Padre António de Oliveira Colimão, pároco da Igreja da Cruz Quebrada- Dafundo, entre os anos de 1983-1993, e também antigo pároco de São Francisco Xavier, no Alto do Restelo, faleceu na madrugada desta quarta-feira, dia 21 de janeiro, aos 89 anos.

Nascido a 2 de março de 1936, em Silvassá, concelho de Nagar-Havely, distrito de Damão, no Estado da Índia Portuguesa, entrou para o Seminário das Missões do Pilar em Goa – instituição de formação ligada à Sociedade dos Missionários de São Francisco Xavier (Padres de Pilar) –, em 1952, tendo sido ordenado a 2 de dezembro de 1964, na Cidade de Bombaim, Maharastra, durante o Congresso Eucarístico Internacional realizado aquando da visita do Papa Paulo VI à Índia.

Estudou Ciências Políticas na Universidade de Karwar, no Estado indiano de Carnataca, e já como sacerdote fez estágio pastoral em Bombaim, durante cerca de seis meses. Seguiu-se a missão na Diocese de Sambalpur, em Orissa, e foi depois professor no Seminário Maior de São Francisco Xavier, em Goa, durante seis anos, onde ensinou Canto Gregoriano, Música Clássica Indiana e Música Ocidental e esteve na direção do Orfeão de Santa Cecília e Orquestra Xaveriana.

A chegada a Portugal acontece a 18 de junho de 1970, no contexto de uma visita ao pai e irmãos que estavam no nosso país há vários anos, desde antes da sua ordenação. No Patriarcado de Lisboa, é nomeado, em 1970, vigário paroquial (coadjutor) da Paróquia da Ajuda, onde fica por meio ano, seguindo depois para a Paróquia de Carcavelos (1970-1983).

Terminado o processo de incardinação no Patriarcado, a 1 de agosto de 1983 é nomeado pároco de Cruz Quebrada-Dafundo, onde fica por dez anos, até 2 de agosto de 1993, tendo fundado, com alguns leigos originários de Damão e Diu, a Associação Fraternidade Damão-Diu e Simpatizantes.

Desde 1991, o Padre António Colimão tinha acumulado, como pároco interino, a Paróquia de São Francisco Xavier, em substituição do padre goês José Andrade, que tinha adoecido. Dois anos depois, a 23 de setembro de 1993, foi nomeado pároco e também capelão da Prisão de Caxias. Em São Francisco Xavier, a missão era formar a nova comunidade paroquial do Alto do Restelo, que se tinha separado de Santa Maria de Belém (Jerónimos), em 1990, e construir uma nova igreja paroquial, dedicada ao Apóstolo do Oriente, que foi dedicada em dezembro de 2011.

A nível diocesano, foi adjunto do vigário por duas vezes: na Vigararia de Oeiras (entre 1 de novembro de 1990 e 27 de outubro de 1993) e na Vigararia de Cascais (entre 1 de novembro de 1987 e 1 de novembro de 1990). Foi ainda eleito membro do Conselho Presbiteral, de 1 de novembro de 1990 a 27 de outubro de 1993. Mais recentemente, em 2023, foi nomeado Capelão da Real Irmandade de Nossa Senhora da Quietação, em Alcântara.

O Padre António Colimão pertencia também à Irmandade de São Pedro do Clero do Patriarcado de Lisboa.

Fonte: informações enviadas pelo Patriarcado de Lisboa