SEXTA-FEIRA – 28/MARÇO/2014
BTO. MANUEL DOMINGOS SOL (1838-1909). Santo apóstolo das vocações sacerdotais, fundou em Espanha os “Colégios de S. José” para seminaristas pobres. Instituiu a “Irmandade dos Sacerdotes Operários Diocesanos do Coração de Jesus” presente em vários países e que já deu muitos santos à Igreja (só na Guerra Civil Espanhola morreram 30). “O escapulário é o meu escudo, defesa e esperança, pois representa o amor, a protecção e as promessas da minha mãe”. Beatificado pelo Papa João Paulo ll (1987).
Oseias 14, 2-10 ; Sal 80, 6c-11ab.14.17 ; Marcos 12, 28b-34
“EU SEREI PARA lSRAEL COMO O ORVALHO…” (Os.14,2-10). Se desejamos verdadeiramente conhecer Deus, meditemos e deixemo-nos penetrar pelas comparações utilizadas na Escritura. Hoje a 1ª leitura fala-nos do orvalho com os seus efeitos na floração e enraizamento, com as imagens de beleza e perfume daí decorrentes.
DAR A SUA VIDA (Marc.12,28b-34). “Tu não estás longe dO Reino de Deus”. O louvor de Jesus ao escriba surpreeende. Este compreendera que o amor de Deus e o amor do próximo “valem mais que todas as oferendas e sacrifícios”. A vida cristã não se limita às ofertas de dinheiro ou de tempo, ao sacrifício dos prazeres ou de alimento. Ela empenha-nos por inteiro : “Tu não quiseste nem oferenda nem sacrifício (… ) então eu disse : “Eis-me aqui”, afirma o salmista. O orvalho dO Espírito fará renascer e desenvolver em nós os dois mandamentos : amar a Deus e amar o próximo. A profundidade e intensidade da acção do orvalho, compreender-se-á melhor se meditarmos nas expressões “totalitárias” do evangelho: com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu espírito e com toda a tua força!

Deverá estar ligado para publicar um comentário.