1º SÁBADO – 1/MARÇO/2014

1º SÁBADO – 1/MARÇO/2014

SaoRosendoS. ROSENDO, BENEDITINO (907-77). Nasceu em Monte Córdova, concelho de STO. Tirso. Eleito bispo de Mondoñedo com 18 anos dedicou-se à reconstrução cristã, formando o clero, criando obras de caridade e reorganizando os mosteiros (fundou o Mosteiro de Celanova, dinamizador da cultura e do desenvolvimento dos reinos da reconquista cristã).

Tiago 5,13-20 ; Sal 140,1-3. 8 ; Marcos 10,13-16

OS GESTOS DE TERNURA. As duas leituras de hoje evocam gestos. Gestos de Jesus que abraça crianças, abençoa-as e impõe-lhes as mãos; gestos dos discípulos que não hesitam tocar os corpos doentes para os ungir com óleo perfumado. As palavras, mesmo de oração, não são suficientes para expressar a ternura de um Deus que veio desposar a carne do homem.
Ao pedir-nos que sejamos“como as criancinhas”, Jesus faz-nos, olhar para a nossa origem. Cada um de nós foi um dia uma criança ainda próxima dO Pai, com algo de puro de inocência, de confiança total. Na verdade, a imagem de Deus está inscrita em nós desde o início e só temos que deixá-la remontar do íntimo do coração, onde Deus permanece vivo. Mas Jesus faz-nos também olhar para o nosso destino de filhos de Deus. É disto que devemos ganhar consciência, é este o objectivo que devemos cultivar. Somente nesta dimensão filial estaremos verdadeiramente vivos, face a Deus nosso Pai.

Meditações Bíblicas”, trad. das Irmãs Dominicanas de Notre-Dame de Beaufort (Supl. Panorama, Ed. Bayard, Paris)