QUINTA-FEIRA – 20/FEVEREIRO/2014

QUINTA-FEIRA – 20/FEVEREIRO/2014

BeatosFranciscoEJacinta_FBTOS. FRANCISCO E JACINTA MARTO, PASTORINHOS DE FÁTIMA. No coração do mês de Fevereiro, em pleno inverno, festejamos os pastorinhos de Fátima. As crianças Francisco e Jacinta Marto, a quem Nossa Senhora apareceu, são sinal de que nas trevas da noite mais escura continua a brilhar aquela que será sempre a “Stella Matutina”, “Estrela da Manhã”. “Olha para Maria e começa a voar !”. As aparições da Virgem ocorreram em 1917 a 3 pastorinhos: Lúcia (10 anos), Francisco (9 anos) e Jacinta (7 anos), estava a decorrer a 1ª Guerra Mundial, nos dias 13 dos meses de Maio, Junho, Julho, Setembro e Outubro, em Fátima, no local onde hoje está a capelinha das aparições, e no dia 19 de Agosto, nos Valinhos (em virtude do sequestro das crianças no dia 13 anterior). Francisco e Jacinta morreram com a gripe pneumónica em 1919 e 1920 ; Lúcia, que professou no Carmelo (morreu em 2005 com 98 anos), descreve assim, na sua 4ª Memória, a mensagem da Virgem na aparição de 13 de Julho: “Para a impedir (guerra), virei pedir a consagração da Rússia ao meu Imaculado Coração e a Comunhão reparadora nos primeiros sábados (este pedido concretizou-se em 1925 na aparição da Virgem à Lúcia, em Pontevedra). Se atenderem os meus pedidos, a Rússia se converterá e terão paz. Se não, espalhará os seus erros pelo mundo promovendo guerras e perseguições à Igreja, os bons serão martirizados, o Santo Padre terá muito que sofrer, várias nações serão aniquiladas. Por fim o meu Imaculado Coração triunfará. O Santo Padre consagrar-me-á a Rússia que se converterá e será concedido ao mundo algum tempo de paz. Em Portugal se conservará sempre o dogma da fé”.

ORAÇÃO QUE O ANJO DE PORTUGAL ENSINOU AOS PASTORINHOS: “Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo. Adoro-Vos profundamente. Ofereço-Vos o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em to-dos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. Pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Imaculado Coração de Maria, peço-vos a conversão dos pobres pecadores”.

Tiago 2,1-9 ; Sal 33, 2-7 ; Marcos 8, 27-33

A pergunta de Jesus aos seus discípulos : “Para vós, quem sou eu ?”, marcou certamente uma mudança na Sua vida pública : há um “antes” e um “depois”. A resposta que Pedro deu, em nome de todos, foi também uma resposta decisiva, e revela o que era aquele pequeno grupo de homens e mulheres: um núcleo de crentes, reunidos para O seguirem. Porque Jesus deseja purificar a fé dos seus discípulos, ordena-lhes que guardem a maior descrição e começa a revelar-lhes a vocação, que irá viver, de Servo sofredor e glorioso. Graças à nossa fé, por mais pequena que ela seja, também fazemos parte deste círculo de discípulos. Cada um dos nossos actos de fé introduz-nos na sua intimidade de homem e no Seu mistério divino. Somos seus familiares e seguimo-lo para O Reino que nos promete.

Meditações Bíblicas”, trad. das Irmãs Dominicanas de Notre-Dame de Beaufort (Supl. Panorama, Ed. Bayard, Paris)