TERÇA-FEIRA – 18/FEVEREIRO/2014
S. TEOTÓNIO (1163). 1.º santo português, teve grande influência na consolidação da naciona-lidade como conselheiro do Rei e como renovador da vida monástica, através do Mosteiro de STA. Cruz de Coimbra. Presidiu ao cabido da catedral da Diocese de Viseu, da qual é O Padroeiro.
STA. BERNARDETE (1844-79). Uma rapariga pobre a quem uma “Senhora vestida de branco” apareceu 18 vezes de fev. a jul. de 1858, dizendo ser a “Imaculada Conceição”. Em 1866, Bernardete entrou nas Irmãs da Caridade, em Nevers.
Tiago 1,12-18 ; Sal 93,12-13a.14-15.18-19 ; Marcos 8,14-21
SERÁ QUE NÃO COMPREENDESTES AINDA? (Marcos 8,14-21). Jesus admoesta os discípulos. Recrimina-os, não pela falta de previsão ou de organização, mas por não compreenderem em profundidade o Seu ensino : fala-lhes do “fermento dos fariseus e de Herodes” e eles entendem-no mal, pensando que se refere ao “pão” que lhes faltava na barca. Mas Jesus referia-se ao “fermento de malícia e maldade”, segundo imagem retomada por S.Paulo, e o que lhes pedia era que abandonassem a hipocrisia dos fariseus e o calculismo de Herodes. Só assim poderiam interpretar com verdade o duplo sinal da multiplicação dos pães e peixes que, pouco antes, tinham presenciado. Ao corrigir a forma como os discípulos e nós escutamos a Sua Palavra, Jesus ajuda-nos a tirar dela maior proveito, para podermos celebrar Seu Pai com “os pães ázimos da fidelidade e da pureza”, e levedar toda a “massa” do mundo em que vivemos. STA. Bernardete, que hoje festejamos, viveu com esta abertura plena do coração. Senhor, Tu és O Pão único que, através da minha fé, pode e quer salvar a multidão dos homens.Transforma-me, também a mim, em pão partilhado ao serviço dos outros.

Deverá estar ligado para publicar um comentário.