QUINTA-FEIRA – 13/FEVEREIRO/2014
DIRECTO: Audiência do Papa Francisco com a Assembleia Plenária da Congregação para a Educação Cristã, 10h30
BTA. CRISTINA DE SPOLETO (1435-58). Casou muito nova com um escultor, ficou viúva e voltou a casar com um campónio a quem enganou concebendo de um terceiro. A morte desse seu filho converteu-a. Escolheu vida de grande penitente; entrou na Ordem secular de Santo Agostinho e ali distinguiu-se pela sua vida oculta de oração e de serviço aos enfermos e pobres.
BTO. JORDÃO DE SAXÓNIA (1190-1237). Foi o sucessor de S. Domingos à frente da “Ordem dos irmãos prégadores”. Durante os 60 anos do seu governo fundaram-se 240 novos conventos.
1 Reis 11, 4-13 ; Sal 105, 3-4. 35-37. 40 ; Marcos 7, 24-30
AS TENTAÇÕES DA NOSSA EXISTÊNCIA (1Reis11,4-13). No Antigo Testamento a idolatria era o maior pecado. Salomão afasta-se dO Senhor. O seu gesto é o de um homem idoso, talvez desesperado. Todos conhece-mos, nas diferentes mudanças da nossa existência, tentações, sobressaltos e, por vezes, desespero. Como Salomão construimos então santuários a falsos deuses aos quais prestamos culto:dinheiro, corpo, carreira… Damos-lhes o lugar mais importante. A história de Salomão convida-nos a respeitar durante a vida a aliança com O Senhor sem nos deixarmos embalar pelas sirenes das soluções fáceis e fictícias.
“MAS ELE NÃO CONSEGUIU OCULTAR-SE…” (Marcos 7,24-30). O Evangelho apresenta-nos mulheres de facto surpreendentes, como o desta Libanesa de origem síria. Primeiro, ela descobre o esconderijo de Jesus ; depois é até um nadinha provocadora, aceitando ser chamada de “cachorrinho”… Dir-se-ia que brinca com Jesus, pegando-lhE nas palavras, “encurralando-O” (quanto ao argumento) nas Suas reticências, obrigando-O ao milagre. Quando a vida está em causa é necessária uma fé como a desta mulher que não desiste de nada e obtem o que pede, apesar da aparente indignidade. A sua atitude desvenda a universalidade da salvação, pois o pão é para todos: para os que estão à mesa e fora dela. A bondade de Cristo é tão grande que Ele escuta todas as orações. Há que dizê-lo aos que se julgam indignos de serem atendidos. Deus atende todos os homens !

Deverá estar ligado para publicar um comentário.