SEGUNDA-FEIRA – 10/FEVEREIRO/2014
STA. ESCOLÁSTlCA (543). Já na velhice, os condes de Núrsia foram abençoados com o
nascimento de 2 filhos, futuros modelos da cristandade : STAEscolástica e S.Bento (padroeiro da Europa, juntamente com Cirilo e Metódio, Brígida da Suécia, Catarina de Sena e Edith Stein). O culto desta fundadora das monjas beneditinas, floresceu à sombra do irmão, a partir do seu mosteiro de Montecassino na Itália, (arrasado nos combates da 2ª Guerra Mundial, mas já reconstruído). Conta-se que, no momento da morte de STAEscolástica, S.Bento se encontrava a orar na sua cela e viu a alma da irmã subir ao céu sob a forma de uma pomba.
1 Reis 8,1-7. 9-13 ; Sal 131, 6-10 ; Marcos 6, 53-56
O SENHOR NÃO É PROPRIEDADE DE NINGUÉM (1 Reis 8,1-7.9-13). A primeira leitura é um pouco a imagem das assembleias eclesiais. É uma coisa boa e, frequentemente, resposta ao apelo dO Espírito. Todavia, olhando mais de perto esta passagem, a figura de Salomão mostra-nos um risco: a apropriação. Perigo que espreita igualmente os nossos compromissos e onde todos podem cair! Porém O Senhor não pertence a ninguém; Ele dá-Se livremente na obscuridade da nuvem, e é com o rosto de Cristo morto e ressuscitado que nos enche o coração.
QUANDO AS MÃOS EXPRIMEM A FÉ (Mar.6,53-56). Imaginamos todos aqueles doentes da Palestina que se acotovelavam ao redor de Jesus, procurando tocar-lhE. Ele não os afastava, curava-os porque confiavam n’Ele.

Deverá estar ligado para publicar um comentário.