1ª QUINTA-FEIRA – 6/FEVEREIRO/2014

1ª QUINTA-FEIRA –6/FEVEREIRO/2014

STOS. PAULO MIKI E CC, MÁRTIRES DO JAPÃO (1597). S.Francisco Xavier iniciou aSaoPauloMikiECompanheiros evangelização do Japão em 1549 e, graças ao trabalho dos missionários jesuítas e franciscanos, 20 anos depois existiam já 200.000 cristãos nas ilhas, entre os quais muitos nobres e senhores feudais. Em 1588 todos os missionários receberam ordem de expulsão do imperador que carecia de poder político após prolongada guerra civil. Contudo muitos ficaram e apenas em 1592, com a chegada de outros franciscanos a perseguição se intensificou. O número dos mártires foi de 26, entre os quais seis franciscanos, 3 jesuítas, incluindo Paulo Miki, e 17 leigos japoneses (dois, já prisioneiros, foram aceites na Companhia), entre os quais dois rapazes e um menino que ajudavam os sacerdotes durante a missa. Após tortura prolongada foram crucificados numa colina próximo de Nagasáki.

1 Reis 2,1-4.10-12 ; 1Crónicas 29,10-13 ; Marcos 6, 7-13

APRENDER A VIAJAR SEM CARGAS INÚTElS (Marcos 6,7-13). Aprender a desembaraçar-nos na vida do supérfulo, é a recomendação que talvez nos faça O Senhor com aquilo que ordena aos discípulos para praticarem na sua missão. Nós somos também enviados por Cristo em missão e, porque somos enviados, teremos igualmente que aprender a viajar mais ligeiros, sem levarmos cargas inúteis !
Há-de ser a aprendizagem desta nova obediência que nos ajudará a aceitar a dependência uns dos outros, a ligação de uns aos outros.

“Meditações Bíblicas”, trad. das Irmãs Dominicanas de Notre-Dame de Beaufort (Supl. Panorama, Ed. Bayard, Paris)