QUARTA-FEIRA – 5/FEVEREIRO/2014
Transmissão em directo: audiência geral com o Papa Francisco, a partir das 9h25.
STA. ÁGUEDA (230-251). Nasceu na Sicília de família abastada e, desde muito nova, consagrou-se a Deus. O cônsul romano da ilha, atraído pela sua extraordinária beleza, quis desposá-la. Como ela recusasse, foi cruelmente torturada (amputaram-lhe os seios) e queimada.
2 Sam.24, 2. 9-17 ; Sal 31,1-2. 5-7 ; Marc.6,1-6
RECENSEAMENTO (2Sam.24,14). O recenseamento era útil à estratégia de David. Porque
seria ele uma falta tão grave aos olhos dO Senhor? Recensear um povo, é exercer um poder que só pertence a Deus. Os livros de Samuel põem em questão a instituição real e o profeta Gad lembra a David que ele só foi eleito como lugar-tenente de Deus. Mas os imperadores romanos não terão este cuidado e hão-de fazê-lo para melhor domiarem as populações ocupadas. Jesus, diz-nos Lucas, nasceu em Belém porque seus pais foram ali recensear-se. O poder cheio da sua “omnipotência” não sabe que o desígnio de Deus se cumpre sempre sem ruído no mais humilde dos seus súbditos.
QUE SABEDORIA É ESTA QUE LHE FOI DADA ? Ao contactarem Cristo muitos fazem esta mesma pergunta:“de onde lhE vem o poder para falar com esta autoridade?” De onde lhE vem um tal conhecimento; nunca ouvimos ninguém falar assim! É a questão da “proveniência” de Cristo, tão preciosa, que vai conduzir a 1ª geração cristã a entrar no mistério da Sua divindade. Sexta-feira Santa, Pilatos irá colocar esta mesma questão a Jesus:“De onde és Tu?”. Ele tinha talvez tido um pequenino pressentimento que Ele não era “daqui” mas desse “algures” fora de qualquer lugar ou espaço “localizável”.

Deverá estar ligado para publicar um comentário.