QUINTA-FEIRA – 23/JANEIRO/2014

QUINTA-FEIRA – 23/JANEIRO/2014

6º DIA DO “OOUC” :JUNTOS, PROCURAMOS ESTAR DE ACORDO. Deus de amor, Tu dás-nos testemunhas proféticas nos tempos de conflitos e divisões. Quando Te procurarmos, Senhor, envia-nos O Teu Espírito Santo para que faça de nós artífices da reconciliação, unidos num igual espírito e pensamento. Nós To pedimos por Jesus Cristo, Nosso Senhor.

STA. MARlANA COPE (1838-1918). Irmã franciscana de Siracusa, Sicília, que se dedicou durante 35 anos a cuidar dos leprosos das ilhas Hawai. Canonizada por Bento XVl em 2012.

1 Samuel 18, 6-9;19,1-7 ; Sal 55, 2-3. 9-13 ; Marcos 3, 7-12

JesusApregarAMultidao“… ATRÁS DELE IA UMA GRANDE MULTlDÃO” (Marcos 3,7-12). Com a multidão variada do evangelho, tentemos ir hoje até Jesus, deixando-nos tocar e viver pela Sua Palavra e reconhecendo os nossos males e as nossas faltas como todos aqueles homens e mulheres, desejosos de serem curados. Saibamos reconhecer que, demasiadas vezes, nós vivemos, lamentamo-nos e alegramo-nos como se Ele não existisse.
O gesto destes doentes manifesta uma esperança louca: desespero e respeito misturam-se.
Mas não nos apressemos a classificar o seu comportamento como supersticioso ou mágico.
É necessário primeiro saber que o verbo “precipitar-se” aqui usado significa “agarrar”ou ainda “reter”. Aqueles que sofrem aproximam-se de Jesus e tentam retê-lO. A cura passa pelo corpo, pelo contacto corporal, que com a sua ternura e proximidade manifesta comunhão. “Deus connosco”, é no Seu corpo que Jesus sentirá a violência dos homens e conhecerá o sofrimento ; é com O Seu corpo“transfigurado”, restaurado em Deus que entrará na glória.