QUARTA-FEIRA – 15/JANEIRO/2014
SÃO FRANCISCO DE CAPILLAS (1607-1648). Proclamado pelo Papa Bento XIV, em 1748, protomártir (1º mártir) da China, onde foi decapitado em 15 janeiro 1648. João Paulo ll canonizou-o em 2000.
S. SERAFIM DE SAROV (1759-1833). Monge místico ortodoxo (via os anjos !) e um dos “stárets” – que em russo significa “mestre espiritual” – mais venerados da Igreja Ortodoxa Russa que o beatificou (1903). Morreu a 14/Jan., enquanto rezava ajoelhado numa cela do mosteiro de Sarov.
S.REMI (437-533). Bispo de Reims durante setenta anos ! Ficou célebre por ter baptizado o rei dos Francos Clovis l, fazendo assim entrar o povo françês na igreja.
1Samuel 3,1-10.19-21 — 4,1a ; Sal 39, 2. 5. 7-10 ; Marcos 1, 29-39
JESUS ESTENDE-NOS A MÃO (Marcos 1,31). As más línguas interpretam a febre da sogra de Pedro porque ela não teria suportado o abandono pelo genro da sua família. Alguns dos nossos torpores, das nossas más disposições, resultam das resistências à vontade de Deus, ligadas ao desejo de sermos nós próprios a conduzir os próprios negócios e aos medos perante o desconhecido ou, ainda, ás nossas faltas de fé.
Hoje, Jesus vem tomar-nos pela mão e dar-nos coragem para O seguirmos apesar das lutas e dores que daí resultem. Acolhamos esta mão estendida, deixemo-nos muito simplesmente conduzir por Jesus.
Servir O Reino causa uma tal felicidade, que se esquecem todos os inconvenientes !
A ORAÇÃO E A MISSÃO (Marcos 1,35). Jesus, O Filho de Deus, recorre à oração ! Jesus, homem semelhante a nós, isola-se com frequência para orar. Esta oração consiste numa troca de respiração com Aquele a que chama“Abba”. Para suscitar esta operação essencial é útil ir-se até ao deserto – por ex. um retiro – lugar onde pode assumir-se distanciamento sobre o imediatismo das coisas, e evitar-se assim ser seu prisioneiro. Após encontrarmos o deserto escutaremos dentro de nós algo que nos envia para outro lugar. A oração impulsiona-nos para a Missão. É necessário conscencializar-nos que para tornar eficaz o anúncio do Evangelho é-nos indispensavel orar. É este o maior segredo dos santos.

Deverá estar ligado para publicar um comentário.